top of page

A Guerra dos Tronos, George R.R. Martin

[Tradução: Jorge Candeias]

A Guerra dos Tronos era um livro que não estava na minha lista de leitura para 2022 (nem para os anos seguintes, por motivos de tamanho mesmo), mas minha amiga me convidou para ler com ela e eu aceitei porque gosto de viver perigosamente e atrapalhar meus planejamentos. Pelo menos, este livro foi um dos melhores que li em 2022, um ano que não foi tão feliz para as minhas leituras. Mas deixemos o papo furado para lá e vamos conversar sobre a leitura.


Como resumir uma história com tanta informação e personagens como A Guerra dos Tronos? Bem... Tudo começa em um prólogo misterioso onde já percebemos duas coisas de cara: há algo terrível que teremos que lidar, e que mesmo personagens que receberam alguma importância, podem morrer em instantes. Mas logo deixamos esse primeiro momento de lado quando vamos conhecendo os protagonistas da história. Eddard Stark é o senhor de Winterfell e ele realizava bem seu trabalho, mas as coisas começam a sair dos trilhos quando o Rei o convida para ser sua Mão e se mudar para a capital do reino. Ned sabe que não deve ir, ele sente isso (ainda mais depois da morte da Mão anterior e a suspeita de assassinato), mas como se diz não a um rei? E nossa, ele devia muito ter escutado sua intuição e permanecido no Norte. Além de Ned, a trama nos apresenta também seus filhos (Robb, Jon, Sansa, Arya, Bran e Rickon - este último é ainda muito pequeno e aparece pouco no livro) e sua esposa, Catelyn. Cada um tem um papel especial seguindo sua própria história, principalmente quando a saída de Ned da casa faz com que todos se separem em algum momento.


Já do outro lado do oceano conhecemos Daenerys, a filha do antigo príncipe. Com seu irmão, eles são os últimos Targaryen e os “verdadeiros” herdeiros do trono. Seu irmão é obcecado pela ideia de ser rei, mas Dany nunca se interessou muito pelo reino que parecia tão distante para a garota, o que logo muda de figura quanto mais ela vai crescendo a cada novo capítulo.


A Guerra dos Tronos fala sobre poder, como as pessoas podem fazer qualquer coisa para alcançar o trono. Foi um livro que me deixou bem cansada durante a leitura pelo tanto de informações, personagens e lugares que encontramos a cada página. Porém, ao mesmo tempo, foi uma experiência e tanto conhecer a escrita de R. R. Martin. É um universo rico em detalhes, onde cada personagem é muito bem trabalhado, aprofundado. A história não tem furos, tudo funciona maravilhosamente bem na trama e a divisão de capítulos faz com que o leitor fique preso até a última página.


Li o livro bem devagar, anotando tudo o que achei de importante pelo caminho. Eu assisti à série, então já conhecia a história e o que esperar dela. Para mim, ler anotando foi perfeito para entender o estilo do autor, mas acho que se fosse meu primeiro contato com a obra, talvez precisasse ler umas duas vezes para conseguir aproveitar tudo o que A Guerra dos Tronos tem para oferecer.


É com certeza uma obra que recomendo para quem gosta de alta fantasia/ fantasia medieval. Não sei quando lerei os próximos, mas as expectativas estão nas alturas agora.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page