top of page

Eu Vejo Kate: A Lua do Assassino, Claudia Lemes

[Esta resenha contém spoilers do primeiro volume da duologia]


Kate e Ryan estão tentando seguir com a vida depois do que aconteceu anos atrás. Mas claro que um passado como aquele não pode ser apagado da memória e Kate ainda o carrega muito vívido, seja com os ataques de pânico, seja com as portas e janelas trancadas todo dia antes de dormir. Quando pensam que vão conseguir carregar este fardo, um dos culpados pelos crimes do passado está de volta às ruas e bem mais próximo do que Kate gostaria que estivesse.


Este é o final da duologia de Eu Vejo Kate. Assim como no primeiro volume, temos um narrador fantasma desde o início, mas desta vez não é Nathan, o serial killer, mas sim Amanda. Também como no primeiro, os capítulos são narrados em primeira pessoa, em sua maioria por Kate, Ryan e Amanda, o que nos permite ter uma visão mais completa do que está acontecendo.


Começando pelos personagens, eles ainda são bem parecidos com a forma como os deixamos no final do primeiro livro, adicionado o trauma de todos os acontecimentos. Personagens secundários do primeiro livro tiveram um pouco mais de destaque neste, como Amanda mesmo e os pais da Kate, para criar uma aproximação com o leitor e também para talvez tentar explicar o porque dessa família ser tão zoada. Para mim, algumas explicações não me sensibilizaram, talvez por ter ficado tão na cara que era para tentar justificar qualquer coisa, mesmo que não tente limpar a barra de qualquer jeito. Isso aconteceu comigo com Amanda e ela mesma sabia que não era lá uma grande pessoa e que cometeu erros. Não a julgo pelo que aconteceu, já que o culpado é outro, mas também não consegui me aproximar tanto dela, mesmo mostrando seu passado e como tudo chegou ao fim que teve.


Agora sobre a trama em si, achei este livro mais angustiante do que o primeiro. A proposta para mim foi menos de investigação e mais de antecipação (principalmente por conta dos comentários de Amanda). Então me senti muito mais angustiada do que ansiosa para saber o desfecho.


De modo geral, achei uma boa leitura, continuo preferindo o primeiro volume e acho que o fim dele já teria bastado para mim, mas foi interessante ver como a vida de Kate e Ryan seguiu depois de tudo o que aconteceu. Não gostei muito do último capítulo, sei lá, achei que destoou um pouco do tom do livro, mesmo que não fizesse sentido deixá-lo de fora depois de narrar a visão de Amanda e Nathan. Mas o fim para mim fechou bem a obra e até entendo a motivação da pessoa envolvida para terminar daquele jeito, não que eu concorde, mas a vida é assim mesmo, não tem como a gente controlar tudo.


A duologia foi uma boa leitura e, mesmo que o segundo volume não tenha me deixado tão satisfeita quanto o primeiro, foi um final digno para os personagens levando em consideração tudo o que aconteceu na trama. Não é um livro que indico para todo mundo, mas se você tiver um estômago forte e gostar de livros de investigação com gore, estes podem ser ótimos para você!



Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page