top of page

O Crime da Quinta Avenida (The Leavenworth Case), Anna Katharine Green




O Sr Leavenworth foi assassinado em seu escritório. Não houve sinais de arrombamento, a porta estava trancada e a chave, desaparecida. Nenhum dos empregados pareceu ouvir qualquer coisa e não há pistas óbvias que apontem o culpado. Provavelmente, só alguém que estivesse dentro da casa poderia ter cometido tal crime, mas quem seria? O Crime da Quinta Avenida (The Leavenworth Case) acompanha o jovem advogado Everett Raymond em uma investigação particular para provar a inocência da mulher pela qual se apaixonou, enquanto o habilidoso detetive Ebenezer Gryce vai juntando todos os pontos de uma história que parece não querer mostrar seu verdadeiro culpado.


The Leavenworth Case é um dos romances precursores dos livros policiais como conhecemos hoje, escrito por Anna Katherine Green, inspirou muitos outros escritores do gênero, mas foi esquecido no tempo. A história convida o leitor a investigar com os personagens, tentando montar o quebra-cabeça que se torna cada vez mais suspeito a cada nova página, e se tornou um grande best-seller no seu lançamento entre todas as idades.


No começo da leitura, eu me senti realmente incomodada com como os personagens agiam, todos afetados demais. Acredito que seja um bom retrato da época, cheio de recato e cuidado com as palavras (até demais), mas essa chateação foi pequena quanto mais eu me aprofundava na leitura. A escrita é muito envolvente, não há tempo para se entediar já que a cada novo instante uma nova pista está surgindo. Assim como os personagens, não sabemos o que realmente vale nossa atenção ou não, mas Raymond nos leva pelo caminho que acha ser o melhor e vai descobrindo mais e mais segredos sobre a família de Leavenworth (para ser mais específica, segredos das duas sobrinhas que o falecido deixou, das quais apenas uma iria receber a herança). O detetive principal não aparece tanto, mas isso não quer dizer que não tenha tido um papel importantíssimo na história, já que ele é o responsável por juntar todas as pistas e finalmente descobrir quem assassinou Leavenworth.


Foi uma leitura excelente e me entristece que a escritora tenha sido tão esquecida, apesar de sua grande popularidade enquanto era viva. Para quem gosta de livros de investigação e com detetives icônicos, O Crime da Quinta Avenida com certeza devia entrar na lista de próximas leituras!

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page