top of page

O perfume da folha de limão, Clara Sanchez


Sandra está grávida de alguém que não tem certeza que seja a pessoa certa para ela. Para conseguir arrumar os pensamentos e sentimentos, resolver "fugir" para o litoral até se sentir preparada para voltar para casa e enfrentar as mudanças de sua vida. O que ela não imaginava era que se tornaria uma protegida de um casal de idosos nazistas.


Já Júlian é um senhor que sofreu nos campos de concentração. Depois de serem liberados, ele e seu amigo passam a caçar nazistas para enfrentarem a justiça pelos seus crimes. Júlian nunca foi muito bom em seu trabalho, mas agora, quase no fim da vida, ao receber uma mensagem do amigo, resolve se aventurar e viajar para a Espanha, a fim de investigar alguns suspeitos e acaba descobrindo um ninho de nazistas da terceira idade. O que ele não esperava era encontrar uma moça grávida envolvida sem saber nessa confusão.


Antes de ler, pensei que fosse uma leitura que eu gostaria mais, principalmente por ser uma história mais lenta em uma cidade pequena e eu simplesmente amo ler coisas assim. Infelizmente, O perfume da folha de limão não funcionou tão bem para mim. O foco narrativo vai pulando entre a Sandra e o Júlian, o que nos deixa curiosos para ler o próximo capítulo do personagem e saber se ele se meteu ou não em confusão. A ideia em geral eu achei bem interessante, mas não gostei da forma como foi executada.

Três pontos me incomodaram bastante:


1: Os personagens não sabem o que estão fazendo e a história não caminha para algum lugar. Eu até entendo que a Sandra caiu de paraquedas na confusão, mas mesmo assim, quando você vai lendo e pensa que a história está caminhando para algum lugar, logo descarta essa ideia. Júlian não sabe o que está fazendo ou o que vai fazer com a informação que descobriu e passa o tempo apenas observando e observando. Sandra também não dá motivos convincentes para continuar envolvida. E no final eu senti que isso tornou a história só... descartável.


2: Por não saberem o que fazer, os personagens passam o livro inteiro fazendo basicamente a mesma coisa, então se torna muito repetitivo. No início posso até entender a demora para as coisas deslancharem, mas depois de um tempo, só ficou entediante.


3: O outro ponto que me incomodou foi a Sandra. Eu detestei ela. Sério. O pior nem é detestar uma personagem, mas a história é basicamente as pessoas se "apaixonando" pela Sandra, gente gostando da mulher do nada e colocando ela em um pedestal que ela simplesmente não merecia porque ela é só tipo... normal...? Por isso também não consegui entender as motivações dos outros personagens e me convencer com o que foi oferecido.


Não foi o pior livro que li, achei bem mediano, mas já estava tão cansada de tudo do meio para o final que nem consegui aproveitar. A mensagem que o livro quer passar é que a gente não conhece de verdade as pessoas e que, às vezes, pessoas que julgamos serem boas, fizeram coisas horríveis. Acho que poderia ter sido um livro melhor simplesmente dando uma motivação mais convincente para os personagens, uma que não fosse questionada com qualquer coisinha.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page